Skip directly to content

Mercado da Carne, oportunidades no cenário mundial.

Um número crescente de questões, algumas controvérsias na entre os EUA e China, e o desastre causado pelas queimadas na Austrália fornecem desafio e novas oportunidades para exportadores de carne Brasileiros.

Que os EUA são o maior exportador de carne bovina de alta qualidade do mundo e o principal exportador de carne bovina em valor não é novidade, mas o que devemos destacar é a projeção que o próprio Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) fez. Ele relatou os quatro principais países exportadores de carne bovina em ordem de importância: Índia, Brasil, Austrália e os EUA.

Já Austrália, terceiro maior exportador de volume de carne bovina, esta sofrendo com as queimadas e uma grave seca nas regiões produtoras de carne bovina. A redução forçada do rebanho resultou no aumento da demanda interna e redução da exportação. 

Um dos principais pontos de concorrência da Austrália com o Brasil é o mercado importador de carne na Indonésia. Com mais de 260 milhões de habitantes, a Indonésia importa em torno de 150 mil toneladas de carne por ano. Aproximadamente 40% de toda essa carne têm origem australiana.

Com a menor oferta mundial de carne, a tendência é que os preços aumentem, beneficiando os produtores e exportadores brasileiros.